16 de fevereiro de 2024 | Por Vinícius Felix Gonçalves
O Governo de São Paulo lançou oficialmente o programa “Acordo Paulista”, com condições muito favoráveis aos contribuintes que possuem débitos inscritos em Dívida ativa com o Estado de São Paulo.
Inspirada na Transação Federal, a transação tributária do Estado de São Paulo tem por objetivo a redução da judicialização fiscal e a regularização da situação dos contribuintes.
Em 07/02/2024, foi publicado o primeiro edital da Transação para chamamento aos contribuintes com débitos de ICMS, prevendo descontos de até 100% nos juros de mora e multas, parcelamento facilitado em até 120 vezes, além da possibilidade do uso de precatórios e créditos acumulados de ICMS.
Além das modalidades ordinárias, está prevista a modalidade excepcional, destinada à quitação de débitos que discutam a inconstitucionalidade de juros em patamar superior à Selic.
A adesão ao edital deverá ser realizada por meio da seção específica do site da Procuradoria até o dia 30/04/2024.
A PGE afirma que deve publicar novos editais para transação de outros débitos nos próximos meses, o que deve incluir outros tributos estaduais como o ITCMD e IPVA.
Sem prejuízo, o Acordo Paulista ainda prevê a possibilidade do contribuinte requerer e celebrar transações individuais, conforme as especificidades dos casos concretos.
Nossa equipe tributária segue à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Assine nossa newsletter e fique
por dentro das nossas novidades
© 2024. GMW Advogados Associados - Todos os direitos reservados.
Código de Conduta
Site desenvolvido por